Home Fale Conosco

Dúvidas mais frequentes

Qual a diferença entre Anodização e Pintura Eletrostática?

As esquadrias de alumínio Esquadrimetal são vendidas prontas para uso, o que significa que já vêm com vidros colocados, fechadura, ferragens e acabamento. Sobre este último item, é comum o consumidor se perguntar qual a diferença entre anodização e pintura eletrostática. Pois bem, a diferença é tanto estética como técnica.

Anodização é um tratamento químico, de aspecto transparente, que protege e dá acabamento à superfície do alumínio, como se fosse um verniz. Pode ser natural brilhante, natural fosca, bronze ou preta.

Já a pintura eletrostática é uma pintura industrial, em pó, totalmente uniforme, como uma pintura de carro. É também o revestimento mais eficiente e resistente que o alumínio pode ter, além de ser também um acabamento nobre, de grande beleza. Na linha regular da Esquadrimetal, está disponível na cor branca. Outras cores podem ser obtidas por encomenda.


Quais são os tipos de perfis?

Uma esquadria é composta de diferentes perfis, como o que forma o peitoril ou o que serve de moldura para o vidro, por exemplo. Para cada caso, você encontra basicamente dois tipos de perfis disponíveis: os tubulares e os não-tubulares.

Os perfis não-tubulares são mais flexíveis e sujeitos a torções. Já os perfis tubulares possuem uma estruturação maior, formando um seção interna que aumenta muito a resistência do perfil e da peça.


Medida do perfil

Você já deve ter ouvido falar em Linha 16, Linha 25, etc. Estes números se referem à espessura do perfil utilizado em uma esquadria e que influenciam diretamente na sua resistência. Para um mesmo tipo de perfil (tubular comparado com tubular e não-tubular comparado com não-tubular), vale dizer que quanto mais grosso, mais resistente. Mas lembre-se que um perfil 16 mm tubular é mais resistente que um perfil 20 mm não-tubular.

Para saber o que você está comprando, há duas alternativas. A primeira é escolher qual o perfil mais alto e fino da esquadria e tirar a medida da sua parte mais estreita.

Nas janelas e venezianas, este perfil é o que segura o vidro, que deve se medido na parte que faz contato com a outra folha da janela. Nas portas, é a parte do perfil onde é instalada a máquina da fechadura.


Porta direita x Porta esquerda


Vista Externa
Direita

Vista Externa
Esquerda



Para evitar problemas, na hora de comprar defina se você quer uma porta direita ou uma porta esquerda.

Para isto, coloque-se do lado de fora da porta de maneira que você tenha que empurrar a porta para abri-la.

Desta maneira e nesta posição, se a porta abrir com a dobradiça a sua esquerda, esta é uma porta esquerda. Se a dobradiça fica a sua direita, é uma porta direita.


O que quer dizer Janela, Veneziana e Veneziana camarão?


Janela


Veneziana


Veneziana camarão

A palavra Janela aqui define esquadrias em que todas as folhas são de vidro, ou seja, todo o vão da esquadria permite passagem de luz e não há possibilidade de bloquear a luz a não ser com o uso de cortinas. Há modelos de 2 e 4 folhas, nas linhas Quality e Super 25 Tubular.

O termo Veneziana define esquadrias em que folhas de palhetas permitem bloquear a passagem da luz. Há modelos de correr, de abrir e sistema camarão.

Veneziana de correr é aquela em que as folhas correm sobre um trilho, permitindo no máximo um vão de luz equivalente a 50% de sua área total.


O que quer dizer 2, 3, 4 ou 6 folhas?

As janelas, venezianas e portas balcão possuem "folhas" fixas ou móveis que podem ser totalmente envidraçadas ou totalmente de palhetas.

Quando dizemos janela 2 folhas, estamos falando de uma esquadria onde a abertura de 50% do vão fica na parte lateral. Já na janela 4 folhas a abertura fica no centro da janela.

Quando dizemos veneziana 3 folhas, estamos falando de uma esquadria onde 2 folhas são totalmente em alumínio, para possibilitar bloqueio total da luz, e uma é envidraçada, para permitir a iluminação do ambiente ao mesmo tempo em que bloqueia o vento e a chuva. Na 3 folhas a abertura é na lateral e na 6 folhas a abertura é central. A Esquadrimetal produz janelas com 2 e 4 folhas de correr, todas de vidro.

As venezianas são produzidas nas versões de correr, de abrir e camarão. Nas versões de correr, estão disponíveis modelos com 3 folhas (duas de palhetas e uma de vidro, todas de correr) e 6 folhas (duas fixas, de palhetas e quatro de correr, sendo duas de palhetas e duas de vidro). Na versão de abrir, os modelos disponíveis têm sempre 4 folhas, sendo duas de palhetas, que abrem para fora e duas de vidro, que abrem para dentro.

O modelo camarão tem duas folhas de palhetas, articuladas, que correm abrindo para fora e quatro folhas de vidro, todas de correr.


2 folhas


4 folhas


6 folhas


Camarão


3 folhas

Onde Comprar
Catálogo Eletrônico
Aceitamos Construcard Caixa
Projeto Esquadrimetal Sustentável
© 2009 Esquadrimetal. Todos os direitos reservados.